7 benefícios do plano de dieta de baixo carboidrato

dieta low carb

Uma dieta muito popular usada hoje em dia para ajudar a perder peso é o plano de dieta de baixo carboidrato. Como o nome indica, a dieta é baseada em consumir mais de proteínas limitando os carboidratos. Na verdade, os únicos carboidratos aconselhados a comer são aqueles encontrados em frutas e legumes.

Embora existam estes 7 benefícios cientificamente provados para se seguir a dieta low-carb, é sempre bom consultar o seu médico antes de iniciá-la, especialmente se você sofre de problemas de saúde como pressão alta e diabetes.

1) Realmente ajuda a perder peso

Pesquisa e resultados ao longo dos anos provaram que é possível perder peso seguindo uma dieta low-carb. No entanto, a quantidade de peso que você perde variam entre os indivíduos, e depende de como você é capaz de eliminar açúcares e carboidratos de sua dieta.

2) Melhores níveis de pressão arterial e açúcar

Com hipertensão ou pressão arterial elevada de ser um dos maiores fatores de risco para acidente vascular cerebral e doença cardíaca, é importante que você diminuir o risco desta doença, diminuindo os níveis de pressão arterial.

Enquanto pílulas podem ajudá-lo a fazer isso, mesmo seguindo uma dieta saudável como um plano de dieta de baixo carboidrato ajuda a reduzir a pressão arterial elevada, especialmente nos obesos.

Da mesma forma, as dietas de baixo carboidrato que ajuda a reduzir os níveis de glicose em jejum e hemoglobina glicada. Então, se você é diabético, você desfrutar o benefício duplo de perder peso e reduzir os níveis de açúcar no sangue, seguindo um plano de dieta de baixo carboidrato.

3) Ajuda a melhorar os níveis de triglicerídeos

Os níveis de triglicerídeos são um importante fator de risco para doença cardiovascular, onde seus níveis elevados estão relacionados a fatores de risco como o metabolismo anormal de lipoproteína, resistência à insulina, obesidade, diabetes mellitus e baixos níveis de HDL colesterol. Estudos têm demonstrado que a redução da sua ingestão de carboidratos ajuda a reduzir significativamente os níveis de triglicérides.

4) Melhora os níveis de colesterol HDL

Os níveis de colesterol HDL estão associados com um risco aumentado de doença cardíaca e outras doenças cardiovasculares. Uma maneira de melhorar seus níveis é restringindo a ingestão de carboidratos através de um plano de dieta de baixo carboidrato.

5) Reduz a resistência à insulina

Pessoas com a síndrome metabólica sofrem de resistência à insulina, o que parece ter uma associação com doença cardiovascular. A investigação tem demonstrado que a restrição a ingestão de carboidratos ajuda a diminuir a resistência à insulina mais do que restringindo a ingestão de gordura.

6) Reduz os níveis de insulina e de proteína C-reactiva

Os níveis elevados de insulina ou hiperinsulinemia é um fator de risco para a doença cardíaca coronária e está associada com a resistência à insulina. Redução dos níveis de insulina é melhor e possível através de restrição de carboidratos.

7) Ajuda a reduzir os níveis de proteína C-reativa

A proteína C-reactiva (PCR) é um conhecido marcador de inflamação e é medido no sangue. Embora a PCR de alta sensibilidade está associada com um risco cardiovascular elevado, a restrição de carboidratos ajuda a níveis inferiores de PCR. Isto prova que os planos de dieta low-carb, de fato, ajudam a reduzir a inflamação.

Com tantos benefícios associados a um plano de dieta low-carb, não há mal nenhum em seguir a dieta. Não só para perder peso, mas também para experimentar estes benefícios de saúde surpreendentes e, portanto, você acaba se sentindo melhor e mais saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *